Agricultura familiar e a irrigação inteligente

Agricultura familiar e irrigação inteligente. A agricultura familiar sempre foi a coluna da economia brasileira. Isso porque o setor movimenta muito dinheiro, já que produz aproximadamente 80% de todo o alimento que é consumido no mercado interno.
A água é um líquido natural indispensável para qualquer ser vivo. Recurso imprescindível para a vida no planeta, ela vem se tornando mais escassa e cada vez mais difícil de ser encontrada em situação adequada para o uso. Isso se dá por diversos motivos, especialmente em razão da intensa desvalorização de políticas ambientais.
Consequentemente, o número de nascentes vêm sendo reduzidas a níveis críticos, principalmente por conta da poluição ambiental. Logo, acaba também aumentando os custos para o tratamento apropriado da água. Além disso, é possível observar a dificuldade em obter água para uso na agricultura, sobretudo por conta da diminuição do número de fontes hídricas disponíveis.
O desperdício de água em uso doméstico e pequenas propriedades rurais é outro fator agravante, já que está diretamente associado à escassez de água potável. Pensando nisso, torna-se indispensável colocar em prática ações alternativas para melhorar tanto os métodos de irrigação da agricultura familiar quanto para preservação dos recursos hídricos no país.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura dos tópicos abaixo.
Qual a importância da agricultura familiar no Brasil?
A agricultura familiar sempre foi a coluna da economia brasileira. Isso porque o setor movimenta muito dinheiro, já que produz aproximadamente 80% de todo o alimento que é consumido no mercado interno. Diariamente nas mesas dos brasileiros é possível obter grandes exemplos, como a mandioca e o feijão.
Diferentemente do que ocorre nas produções de larga escala, a agricultura familiar tem características muito distintas e dinâmicas. Sendo assim, sua principal fonte de rendimentos está na agropecuária, e a gestão é de total responsabilidade dos próprios membros da família.
Outro detalhe sobre esse tipo de agricultura é justamente a diversidade das lavouras, sem mencionar a relação do pequeno agricultor com sua terra e moradia. Não é demais lembrar que esse modelo ocorre basicamente em pequenas propriedades, com cuidados mais intensivos das lavouras e, portanto, sem nenhum tipo de uso de defensivos agrícolas.
Além disso, diferente do que ocorre em grandes multinacionais e produtores de larga escala, as lavouras de âmbito familiar não utilizam técnicas de monocultura, já que essa prática pode ser extremamente danosa ao meio ambiente, além de empobrecer o solo.
Quais os benefícios da agricultura familiar?
Como você já sabe, a agricultura familiar é responsável pela produção da maioria dos alimentos que estão nas nossas mesas diariamente. Para tanto, é preciso contar com uma enorme capacidade produtiva. Por isso, o país conta atualmente com mais de 5 milhões de propriedades rurais dedicadas a esse tipo de cultura “caseira”.
Nesse contexto, a agricultura familiar corresponde a um terço de tudo o que é produzido nacionalmente. Logo, presume-se que ela é muito importante ou até mesmo imprescindível para o setor do agronegócio, principalmente porque sua parte no PIB agropecuário corresponde a 33%.
Além dos números, ela representa um papel crucial em questões socioambientais e de sustentabilidade. Isso se dá ao fato de que esse método produtivo afeta minimamente o meio ambiente, já que se trata de uma lavoura mais tradicional. Não tão raro, grande parte das propriedades agrícolas adotam o sistema de produção orgânica.
Sendo assim, apesar de ter uma menor proporção em relação às demais culturas, garante o acesso a produtos saudáveis e mais frescos ao se comparar com as produções de larga escala.
De modo geral, a diversificação de produtos orgânicos é uma forma de beneficiar ainda mais os pequenos produtores, afinal, é uma atividade que abre caminho para diversas linhas de crédito e financiamentos especiais, sem contar que provoca mínimo impacto ambiental e ainda mantém as tradições locais.
Confira, a seguir, algumas das vantagens mais notáveis no uso da agricultura familiar.
Minimização do êxodo rural
As décadas de 80 e 90 foram marcadas pelo aumento do fenômeno chamado de êxodo rural. Em busca de melhores condições de vida, as pessoas passaram a migrar com mais frequência do campo para os grandes centros.
Por outro lado, com o aumento dos investimentos no setor agropecuário, essa prática é cada vez menor, já que a vida no campo se tornou mais fácil . Assim, com a possibilidade de produzir mais e melhor, o êxodo rural teve seus impactos minimizados.
Conquista de novas políticas públicas
Por conta do ganho de direitos e o acesso a políticas públicas que defendem o interesse dos pequenos agricultores, os estados e municípios passaram a apoiar ainda mais esse tipo de atividade.
Consequentemente, é possível observar diferentes vantagens, como programas de crédito, de incentivo à produção e comercialização de produtos orgânicos, subsídio de safras e aquisição de terras, entre outros.
Produtos certificados
Para atestar a qualidade dos produtos colhidos em pequenas propriedades, diversas instituições privadas oferecem certificações de qualidade e padrão de produção. Em contrapartida, ter um produto certificado representa maior volume de vendas e, portanto, uma excelente vantagem comercial para pequenos produtores.
Quais os desafios da agricultura familiar?
Como você pode perceber, este cenário é extremamente favorável e há uma forte tendência de melhorias. Logo, trata-se de pontos muito positivos, embora ainda haja muito o que fazer.
Embora o campo da agricultura familiar seja extremamente promissor e até valorizado, muitas propriedades encontram dificuldades para se manterem, logo, tem sua capacidade de gerar renda comprometida. Em via de regra, isso está associado a baixos investimentos tanto em tecnologia e inovação quanto em novas benfeitorias para a propriedade.
Confira, a seguir, o que ainda deve ser trabalhado para superar os problemas encontrados na produção do campo.
Investimento em equipamentos
Um dos principais reflexos provocados pelo êxodo rural foi a dificuldade em atrair mão de obra para o campo. Nesse sentido, ainda hoje o investimento em equipamentos que auxiliem no trabalho e facilitem os processos produtivos de uma pequena propriedade agrícola são enormes.
Colaboração entre agricultores
A cooperação entre os próprios agricultores é uma prática muito comum em comunidades rurais. As atividades são normalmente administradas por cooperativas e, portanto, devem direcionar todos os seus esforços para favorecer o produtor rural, abrindo mão de políticas que tenham por objetivo conquistar mais lucros.
Implantação de ferramentas tecnológicas
A capacitação e qualificação nas principais ferramentas tecnológicas não são familiaridades específicas para a grande maioria dos produtores rurais, muito embora a tecnologia seja extremamente importante.
Isso porque ela contribui para a otimização do trabalho, melhorando a produtividade no campo. Porém, é preciso habilidade para operar as novas máquinas. Logo, a familiaridade com esse tipo de recurso ainda é um desafio a ser vencido pela agricultura familiar.
Qual o papel da irrigação inteligente na agricultura familiar?
Como você sabe, estamos vivendo em plena era digital, afinal, o mundo está cada vez mais cheio de tecnologia em todos os setores, sem mencionar as novas metodologias e dinâmicas do universo corporativo.
A partir dessas transformações, o setor do agronegócio vem se adaptando a modernidade, deixando para trás pensamentos ultrapassados. Com isso, o pequeno produtor está em busca de novos desafios e maneiras de inovar.
Com essa mudança de visão, a gestão de negócios rurais se tornou uma atividade extremamente estratégica. Portanto, além de atrair o público mais jovem para a vida no campo, através de sistemas tecnológicos, como a irrigação inteligente, é possível obter melhores resultados.Portanto, ela é indispensável para garantir um diferencial competitivo e atuar de forma otimizada na rotina de produção agropecuária.
Mas, afinal, o que é uma irrigação inteligente?
A irrigação inteligente trata-se de um conceito relativamente novo, mas que vem ganhando mais força nos últimos anos. De modo geral, ela tem por objetivo contribuir para que o agronegócio se desenvolva melhor, utilizando o mínimo de recursos possíveis.
Nesse contexto, a irrigação inteligente nada mais é do que um sistema concebido para transportar a água até as plantas de maneira otimizada. Com isso, os nutrientes recebidos pelas raízes das plantas, garantem um crescimento adequado, evitando desperdícios.
Para tanto, esse sistema utiliza-se de tubos subterrâneos, tornando mais fácil a irrigação, já que economiza-se água, reduz-se o consumo de energia elétrica e não é necessário o investimento pesado em mão de obra.
Dentre os principais benefícios da irrigação inteligente para a agricultura familiar, pode-se destacar os seguintes aspectos:
● maior produtividade;
● menor uso de recursos hídricos;
● lavouras mais sustentáveis;
● redução da aplicação de investimentos massivos tanto em mão de obra quanto em equipamentos;
● maior qualidade dos produtos e muito mais.
Conclusão
O uso limitado de água é um problema muito comum para diferentes regiões do Brasil. Embora a região norte e nordeste sintam mais os efeitos da seca prolongada, a cultura familiar pode ser prejudicada se não forem respeitados os cuidados mínimos necessários para uma irrigação eficiente. Portanto, o estresse hídrico na agricultura coloca em dificuldades a vida no campo, já que sem a água não se pode cultivar nada.
Dessa forma, o artigo de hoje teve como objetivo apresentar informações relevantes para que tanto pequenos agricultores familiares quanto médias e grandes propriedades conheçam alternativas básicas para a preservação dos recursos hídricos, otimizando a produção na lavoura com o mínimo de perda de água.
Portanto, se gostou das dicas e informações que apresentamos, não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares. Assim, mais pessoas terão acesso a um conteúdo rico e repleto de informações indispensáveis.